Consulta Psiquiátrica  

Consulta Psiquiátrica

 

Preciso de um Psiquiatra e agora?

É muito comum as pessoas se preocuparem com a ida ao Psiquiatra por não saberem se de fato precisam ou não do acompanhamento, por acharem que necessáriamente serão medicados ou por medo do que os outros ou ele mesmo vai achar sobre sua sanidade. 
Por essas e outras, abaixo há algumas informações e dicas sobre a consulta psiquiátrica.
A consulta 

  O atendimento é uma conversa na qual se busca compreender, através da narrativa,
os significados atribuidos pela pessoa aos sintomas no corpo. Geralmente num primeiro momento interessa mais a fala neutra, desorganizada, pouco orientada de quem chega. Á partir da forma do discurso, do movimento e de como o paciente organiza seu modo de estar no mundo o exame psicopatológico é realizado. 
A psicopatologia é o estetoscópio do psiquiatra. Somar sintomas não é suficiente para se chegar a um diagnóstico.
Muitos diagnósticos nessa área são evolutivos, então nem sempre são dados num primeiro momento a não ser em casos muito clássico chamamos " casos de livro".
Somos diferentes, a doença se manifesta de diversos  modos em nós. 
  • Com paciência há maior precisão na escolha terapeutica e menor dosagem e interação medicamentosas, portanto menor efeito colateral. 
A medicação, quando necessária, é excelente!
Não há ligação de causualidade em Psiquiatria, a não ser quando se referem a doenças organicas de outra ordem, por isso os exames solicitados não são para encontrar  achados diagnósticos e sim para descartar outras causas.
O exame psicopatológico é totalmente clínico, ou seja, realizados por profissionais treinados.
Algumas dicas:
  • É possível realizar uma consulta para descartar a suspeita de um diagnóstico psiquiátrico.
  • Passar por consulta não significa receber um diagnóstico e uma medicação.
  • Se houver um diagnóstico a medicação pode não ser o único artifício terapeutico.
Horário

 As consultas tem a duração de 1h á 2hs, geralmente a primera é mais demorada. Pode haver espera caso o paciente em atendimento tenha uma demanda pouco mais prolongada, 

Acompanhamento

 O acompanhamento é absolutamente singular, independente de diagnósticos iguais cada caso é um caso.
Não se compare!!
Traga seus achados do Google para conversas em conjunto e o mais importante procure ter clareza sobre se a dúvida é realmente sua ou de parentes e amigos preocupados.


Idade 
  Acima de 16 anos
Medicação

Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames

 Os diagnósticos em  psiquiatria são quase todos de exclusão, ou seja, antes de compreendermos a questão como subjetiva é importante descartar questões organicas por isso traga os exames que já tiver á mão e uma descrição organizada dos outros tratamento, se for o caso, realizados por outras especialidades.

Dúvidas

 A consulta é sempre o melhor lugar para saná-las.
Na primeira consulta sera combinado, com os canais de comunicação disponíveis, os modos de você se manter assistido em casos de urgência ou dúvidas mais corriqueiras, dentro do possível.

Lembre-se

O resultado do tratamento depende de você também, esteja atento e ativo em seu tratamento.
Responsabilize-se, questione e construa soluções em conjunto!